Menina de 3 anos morre vítima de meningite em Leme
Caso isolado mobiliza autoridades e reforça importância da vacinação e prevenção
Vacinação atualizada é arma fundamental contra meningite em Leme e no Brasil. A morte de uma criança de 3 anos por meningite, confirmada em Leme, acendeu o alerta das autoridades de saúde locais, que ressaltam ser um caso isolado e reforçam a importância da vacinação e dos protocolos de prevenção para garantir a segurança da população.
A menina começou a apresentar sintomas na sexta-feira (10) e foi atendida em hospital particular da cidade. Com a piora do quadro, foi internada e posteriormente transferida para Araras, mas não resistiu à doença. Exames confirmaram a meningite, embora o tipo ainda não tenha sido identificado. Amostras foram enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz.
As autoridades municipais afirmam que não há necessidade de fechamento de escolas, considerando tratar-se de um caso isolado. A Vigilância Epidemiológica Municipal e Estadual estão acompanhando de perto todos os contatos próximos da criança. Especialistas reforçam que a meningite se transmite por gotículas e o risco é maior para pessoas em contato direto e prolongado com o doente. Medidas como manter a caderneta de vacinação atualizada e adotar cuidados básicos de higiene são fundamentais para prevenção.
Em Leme, 11 salas de vacinação funcionam das 7h às 17h, e no sábado (18) haverá o Dia D da vacinação, com atendimento estendido das 8h às 16h. A Secretaria de Saúde pede tranquilidade à população, destacando que os protocolos epidemiológicos estão sendo rigidamente seguidos para evitar novos casos.
Fonte:
• G1 São Carlos e Região
• Prefeitura Municipal de Leme





COMENTÁRIOS